Seminários

Seminário: "Novas tecnologias para resposta às tendências de mercado da pele" "Couro-Conforto"

Decorreu no dia 21 de Março no auditório do CTIC o seminário "Novas tecnologias para resposta às tendências de mercado da pele" "Couro-Conforto", no âmbito da iniciativa Leather Tec.

Foram abordados diversos temas relevantes para o setor de curtumes, nomeadamente:

- Projeto HighLeather - Desenvolvimento de artigos de couro com desempenho elevado quanto à qualidade, valor acrescentado e menor impacto ambiental, promovido por Curtumes Aveneda, com apresentação de Alfredo Crispim

- Projeto EnzySolutions - Desenvolvimento de produtos de base enzimática para a indústria do couro, promovido pela Indinor, com apresentação de Alfredo Crispim

- O tema Novas tecnologias para resposta às tendências de mercado da pele - Couro-Conforto, apresentado por Joaquim Gaião, realçando os fatores diferenciadores da qualidade do couro face a outros materiais, com destaque para as propriedades antibacterianas associadas ao curtume vegetal.

- A Metrologia legal, normas e contratos internacionais de medição de peles, foi a apresentação de Luigi De Luca da GER ELETTRONICA s.r.l. debatendo-se a remática relacionada com a harmonização dos instrumentos de medição (Diretiva Europeia MID), Decreto-Lei 45/2017.

- O tema da Excelência operacional como fator de competitividade, apresentado por Nuno Lopes da Ernst & Young S.A, focando práticas de Excelência operacional, alcançáveis através da inclusão de metodologias focadas na diminuição dos desperdícios e disseminação de uma cultura de melhoria contínua (LEAN) e elevado foco na standardização dos processos produtivos e compreensão das necessidades do cliente (6Sigma).“

A sessão foi animada por um debate bastante participado.

 Programa:

16h00 - Receção | Café de Boas Vindas

16h15 - Sessão de Abertura
            Alcino Martinho - CTIC

16h20 - Novas tecnologias para resposta às tendências de mercado da pele - Couro-Conforto

            Joaquim Gaião – CTIC

16h35 – HighLeather - Desenvolvimento de artigos de couro com desempenho elevado quanto à qualidade, valor acrescentado e menor impacto ambiental.

            Alfredo Crispim – ISEP

16h50 – EnzySolutions - Desenvolvimento de produtos de base enzimática para a indústria do couro.

            Alfredo Crispim – ISEP

17h10 – Metrologia legale, norme e contratti internazionali sulla misurazione delle pelli
             Luigi De Luca - GER ELETTRONICA s.r.l.

17h30 – Excelência operacional como fator de competitividade
             Nuno Lopes - Ernst & Young S.A.

17h50 – Debate

18h00 – Encerramento | Cocktail

seminario 21 marco 2019 1    seminario 21 marco 2019 2

 ___________________

Seminário: Produção Limpa e Circular - Couro Ecológico

Decorreu no dia 29 de Novembro de 2018 um seminário onde foram abordados os seguintes temas: 

- Produção Limpa e Circular - O Couro Ecológico (Joaquim Gaião - CTIC)

- Tendência Primavera /Verão 2020 ( LINEAPELLE, João Carvalho)

 

O couro é um dos poucos materiais comprovadamente sustentáveis. De tal forma que, se compararmos o impacte do couro com o gerado pela maior parte dos materiais ditos alternativos, verificamos facilmente que o couro é muito mais sustentável.

A indústria de curtumes valoriza um sub-produto do setor agro-alimentar - a pele, bem como os resíduos decorrentes do seu processamento podem ser objeto de valorização/reciclagem.

O próprio couro sendo biodegradável, no final do seu ciclo de vida, pode ter diversas formas de valorização, como por exemplo, ser uma fonte de nutrientes em processos de compostagem para a produção de fertilizantes.

É uma indústria verdadeiramente “circular”.

Pode descarregar aqui o folheto do seminário.

  seminario 2018 11 29 1    seminario 2018 11 29 2    seminario 2018 11 29 3   seminario 2018 11 29 4

 ___________________ 

Seminário: Novas Tecnologias para Resposta às Tendências de Mercado da Pele Couro-Moda

Decorreu no dia 15 de Maio de 2018 um seminário onde foram abordados os seguintes temas: 

  • Macro-tendências com enfoque na época AW 2019-20
  • Evolução Tecnológica e a sua Relação com Novas Aplicações do Couro 
  • Para onde se dirige a pele?

A evolução tecnológica em áreas como a tecnologia de polímeros, as nanotecnologias, as tecnologias enzimáticas e o universo dos tensioativos e emulsões proporciona hoje novas oportunidades de criação de propriedades inovadoras no couro, além de potenciar a melhoria de propriedades técnicas já existentes.

Esta evolução tecnológica, associada às tendências de mercado, intimamente ligadas à evolução da nossa sociedade e do HOMEM, forçam de forma natural e orientada o upgrade do produto couro. É nas nossas raízes, na geração de uma identidade forte e única do indivíduo e na profunda humanização da nossa organização social que assenta a evolução do produto, com uma clara tendência para a sustentabilidade, a estética do “vegetal” e a sofisticação racional do produto, tornando-o funcional.

Para consultar os artigos na íntegra poderá descarregar o folheto no final do artigo.

Programa: 15 de Maio de 2018

10h45 - Receção 
11h00 - Abertura 
11h15 - Macro-tendências, com enfoque na época AW 2019-20 - Marita Ferro 
12h00 - Evolução tecnológica – Novas aplicações - Filipe Crispim (CTIC) 
12h20 - Debate 
12h30 - Encerramento

seminario 15 maio 01seminario 15 maio 02seminario 15 maio 03seminario 15 maio 04

Descarregue aqui o folheto do seminário bem como as apresentações:

  ___________________

Seminário - Áreas Tecnológicas Prioritárias para o Setor de Curtumes |  Boas Práticas no processo de caleiro | Redução de Sulfuretos

Decorreu no dia 14 de fevereiro de 2018 um seminário cujo objetivo foi informar o setor sobre as áreas de desenvolvimento prioritárias, gerando a sua evolução tecnológica, dando como exemplo as melhores práticas disponíveis para otimização da fase inicial do processo. Foi dado especial enfase à aplicação de tecnologias enzimáticas e à depilação sem destruição do pêlo.

O processo de Ribeira, nomeadamente a fase de caleiro, assume uma grande importância no processamento da pele, pelo impacte ambiental que gera e pela forma como influi na qualidade do produto final.


Programa: 14 de Fevereiro de 2018


16h45 - Receção
17h00 - Abertura
17h15 - Prioridades tecnológicas para o setor de curtumes - Filipe Crispim (CTIC)
17h35 - Depilação enzimática com e sem destruição do pêlo - Alfredo Crispim (ISEP)
18h00 - Debate
18h30 - Café Convivio

Breve resumo das intervenções

Prioridades tecnológicas para o setor de curtumes
"O setor de curtumes enfrenta hoje mudanças profundas, quer do ponto de vista tecnológico, quer ao nível organizacional. Existe hoje uma forte tendência para “humanizar” os materiais, sendo prioritárias áreas como a sustentabilidade e funcionalidade dos produtos, aliadas a uma elevada flexibilidade produtiva, respondendo a um crescimento do conhecimento e exigência dos consumidores, e à forte tendência de personalização dos produtos, conferindo-lhes cada vez mais identidade. Decorre desta reflexão a eleição das seguintes prioridades tecnológicas para o setor de curtumes:
- Processos eco-eficientes;
- Processos “circulares”;
- Tecnologia química “inócua”;
- Processos de elevada performance técnica."
Filipe Crispim, CTIC

Depilação enzimática com e sem destruição do pêlo
"No que respeita à eco-eficiência, a redução da carga poluente, nomeadamente ao nível das emissões líquidas e gasosas, é uma prioridade. Um dos pontos críticos do processo é a fase de caleiro, para a qual existem tecnologias comprovadamente eficazes e que permitem uma redução muito grande da carga poluente desta fase processual, nomeadamente pela redução da utilização de sulfureto de sódio nesta operação. Nos últimos anos, deu-se uma considerável evolução tecnológica relativa à aplicação de enzimas ao longo do processo de curtumes, nomeadamente na fase de depilação. As vantagens destes processos, não só a nível ambiental, mas também no que respeita à qualidade do artigo final, são por vezes surpreendentes, pelo que se explora neste workshop a depilação enzimática."
Alfredo Crispim, ISEP

seminario 14 fevereiro 01seminario 14 fevereiro 02seminario 14 fevereiro 03

Descarregue aqui as apresentações:

 

Contactos

CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro | Apartado 158 - São Pedro 2384-909 Alcanena – Portugal
T: +351 249 889190 | F: +351 249 889199 | E: info@ctic.pt | www.ctic.pt

 

2018 © NSprojects.com

compete